Nossa tradição é inovar!

Clique ao lado e conheça a história da Traydus Climatização, em detalhes, e na íntegra, contada pelo filho mais velho do fundador da empresa, o Engenheiro Ricardo Facuri, com participação de seu irmão, o Engenheiro Ronaldo Facuri, e depoimentos emocionantes e especiais.

A nossa história...

 

A Traydus iniciou sua trajetória no mercado brasileiro em 1989, mas sua história começou de fato um ano antes, quando o Engenheiro Carim Facuri saiu de seu trabalho, da época, com o objetivo de empreender. Depois de uma trajetória de 15 anos no HVAC, combinando experiência adquirida tanto em indústria de ar condicionado quanto em instaladoras,  seu anseio era propor um formato diferente e inovador ao mercado, com uma engenharia altamente aplicada e experiente, que pudesse atender necessidades específicas e variantes de mercado que até então não eram supridas.

Mesmo com perfil empreendedor, incentivo de sua esposa, Sônia, e exemplo de seus pais, também empresários, Sr. Facuri seria motivado se soubesse que sua futura empresa teria continuidade. Foi então quando ele iniciou algumas conversas sobre carreira com seu filho mais velho, Ricardo, na época com 11 anos. Ele chegou a questionar se o seu primogênito tinha intenção de  cursar engenharia no futuro, além de não esconder sua expectativa e motivá-lo à carreira. Os filhos mais novos,

Ronaldo – com 7 anos- e a caçula, Vanessa, com 5, naquele momento, acompanharam a conversa, mas ficaram de fora da responsabilidade imposta devido à pouca idade.

O assunto se estendeu e o Pai Facuri aproveitou para contar seus planos de investir em um negócio ligado ao setor em que já atuava.

Naquele momento, os planos já estavam se materializando e, com isso, o primogênito de Carim Facuri ficou assustado e surpreso, mas aceitou o desafio e assumiu ali o compromisso, mesmo sem nem imaginar tudo o que viria pela frente e o que enfrentaria.

O pai Facuri nasceu no Líbano e, sendo parte de uma família tradicional, sempre seguiu costumes e princípios de seu País de origem. Uma das práticas culturais era que os filhos sempre aprendessem e dominassem a profissão do pai, mesmo que esta não fosse sua escolha principal. E, desta forma, a conversa entre pai e filho mais velho não deixou de seguir por essa tradição familiar.

A sinalização dada pelo filho mais velho sobre os planos na engenharia deu energia ao Facuri para transformar a ideia em um plano, que foi iniciado com um convite ao seu cunhado, Gino, também engenheiro no setor, para uma sociedade.  Ambos se entregaram ao projeto, que, para a época, era bastante audacioso e arrojado. Mas, em nenhum momento, deixaram de superar as intempéries e buscar o crescimento ano após ano. E a empresa foi fundada e seguia com suas atividades, passando a ser conhecida pelo mercado. Em pouco tempo, já estava sólida, com base em uma administração cautelosa e investimentos contínuos, já visando, desde alí, não ser apenas mais um fabricante comum no mercado. Todos os passos já eram dados pensando em superarem a si mesmos e às expectativas do mercado.

Os filhos mais velhos de Facuri, Ricardo e Ronaldo, acompanharam todo o processo, desde o início, dando suporte aos sócios, e principalmente ao pai, até que, mais tarde, pudessem começar a participar mais ativamente de planos e decisões. Ainda adolescentes, passaram por um processo de aprendizagem na prática, se propondo a ficarem ao lado do pai tanto aos sábados, na fábrica, quanto durante as férias escolares, em julho, dezembro e janeiro. Enquanto primos e amigos passavam o verão todo disfrutando da praia, os irmãos Facuri já abdicavam de momentos de lazer em detrimento ao trabalho. Sem falar nas inúmeras noites que Sr. Facuri levava trabalho para casa, quando fazia questão de contar com a ajuda dos filhos, transmitindo a eles seus conhecimentos e práticas. Na empresa, Ricardo e Ronaldo chegaram a atuar em praticamente todas as funções de “chão de fábrica”, conhecendo a fundo cada operação e processo.

Quando os irmãos ingressaram na faculdade, passaram a trabalhar por mais tempo, atuando em processos mais intelectuais, tais como orçamentos e projetos, já que por tanto tempo tiveram contato com cada etapa de fabricação dos componentes, participando desde o desenvolvimento à entrega de cada produto. Todo o aprendizado conquistado por ambos, durante a adolescência, sem dúvida, os permitiu um ingresso muito mais rápido e assertivo no momento em que assumiram definitiva e formalmente um posto na Traydus.

Os irmãos formaram-se Engenheiros Mecânicos, pela Universidade Mackenzie, mesma instituição que certificou Carim Facuri como engenheiro. O mais velho, Ricardo, graduou-se em 1998 e Ronaldo em 2002, quatro anos mais tarde.

O primogênito, Ricardo, nos últimos anos de faculdade, estagiou em uma instaladora, parceira da Traydus, para obter conhecimento em projetos e obras de HVAC, entendendo melhor as necessidades de seus futuros clientes.

A Traydus foi fundada na cidade de São Paulo e manteve sua operação na capital paulista por dez anos, com foco na fabricação de componentes e acessórios especiais para ar condicionado. Desde a sua concepção, o mercado já a reconhecia pela capacidade de customização e por sua engenharia especializada em desenvolvimentos e soluções, com atendimento e serviços aprimorados, disponibilizando produtos diferenciados em eficiência, qualidade, dimensional, desempenho e performance, aos mais diversos segmentos de atuação.

Em 1998, a empresa teve seu primeiro grande salto de crescimento, ascensão e atualização. Neste ano, a Traydus passou a contar com uma nova planta na cidade de Itupeva, interior de São Paulo, com 1.200 m2 de área construída. Por cerca de três anos, o grupo Traydus manteve-se nas duas cidades, com uma  empresa na capital e outra no interior.

A ampliação física da Companhia a permitiu um complemento significativo em seu Portfólio de Produtos, passando a desenvolver e fabricar Fancoils de Conforto e as primeiras Unidades de Tratamento de Ar – UTAs. No mesmo ano, a Traydus fabricou o seu primeiro Air Handling Unit- AHU, de expansão direta, para a Ferreiro Roche – em Poços de Caldas-SP.

O primogênito da Família Facuri, Ricardo, neste mesmo ano, assumiu o Departamento Comercial da fabricante de equipamentos, bem como passou a ser responsável pela rotinas administrativas desta empresa. Ali, estava um grande desafio para um Engenheiro de apenas 22 anos. No entanto, alguém que estava sendo preparado desde os 11 anos a assumir a empresa.

A década de 2000 trouxe a consolidação da marca e reconhecimento em suas novas frentes de atuação. Logo, foram concretizados negócios com grandes companhias multinacionais, permitindo que a Traydus fabricasse equipamentos com a chancela de reconhecidas marcas, a começar pela japonesa Hitachi e passando por outras tantas gigantes do mercado. Esse tipo de parceria é uma característica que a Traydus carrega até os dias atuais, pois tem soluções únicas e qualidade diferenciada, com uma estrutura fabril que proporciona excelente oportunidade a outras Companhias.

Este foi um momento em que a empresa contou com toda experiência de seu fundador, mas começou uma importante modernização, através de novas ideias e tecnologias trazidas por Ricardo, um engenheiro jovem e com muita energia para crescer o negócio da família. O primogênito da Família pôde contar, a partir daquele momento, de forma integral, com seu irmão Ronaldo, que começou a estagiar em período integral na empresa, a partir de 2001. Em 2003, já formado, Ronaldo integrou o Departamento Comercial, sendo mais um importante membro a somar forças na gestão da companhia.

A Traydus sempre foi respeitada por seu histórico de rigor técnico, trabalho minucioso e engenharia diferenciada. Em 2002, a empresa teve o seu primeiro reconhecimento oficial com o Prêmio SMACNA, um dos mais importantes do Setor de Ar Condicionado em todo o Brasil, sendo fornecedora para a obra do Centro de Bioterismo da USP. Depois disso, e ao longo de todos esses anos, vieram mais quatro Premiações, ao longo dos anos, correspondentes aos fornecimento à obra do Hospital Pasteur – RJ, Hotel Ibis São Luiz – MA, Laboratorio BBraum – RJ e Castelo Mourisco – Fiocruz – RJ.

Em 2004, houve uma separação no grupo Traydus. Ficou acordado que Sr. Facuri e seus filhos ficariam com a empresa de Itupeva, com foco na fabricação de equipamentos, preservando consigo a marca Traydus. Já seu cunhado, Gino, ficou com a fábrica de componentes da capital.

A força e a superação dos irmãos, somados à experiência e perspicácia do pai, permitiram a continuidade de crescimento da Traydus. Em 2005, a empresa passou a ser fornecedora credenciada da PETROBRAS para os equipamentos de climatização, com um primeiro fornecimento à Plataforma PRA1. Esse marco elevou o patamar da empresa, permitindo sua solidificação, validando toda a qualidade diferenciada em seu processo de trabalho. Todas as Unidades de Tratamento de Ar – UTAs, desenvolvidas para a plataforma, obedeceram o mais alto rigor e nível técnico, pois o setor Off-Shore sempre exigiu alta complexidade em materiais, soluções, tecnologias e procedimentos. A Traydus cumpria e mostrava ao mercado sua capacidade de enquadrar- se a esse tipo de projeto e qualquer outro com elevado rigor técnico.

Em 2007, o Fundador da Traydus decidiu aposentar-se, aos 56 anos. Uma decisão pessoal, que vinha sendo pensada e gerida nos últimos três anos. Foi um momento delicado, onde ainda muito novos, os irmãos Facuri tiverem que assumir de fato o comando da empresa. O engenheiro Carim Facuri afastou-se da operação, mas ainda permaneceu na empresa por mais dois anos, como responsável pela obra de ampliação do galpão, que visava dobrar a planta de Itupeva. Em 2009, ele decidiu definitivamente curtir a vida em uma de suas cidades preferidas, Cananéia, litoral norte de São Paulo, e saiu da sociedade. Naquele momento, Dona Sônia, mãe dos irmãos Facuri, que era sócia da empresa junto do Sr. Facuri, também deixou a sociedade.

Sem o pai na retaguarda, Ricardo e Ronaldo tiveram muitas dúvidas e incertezas sobre como gerir de fato o negócio, principalmente num momento estratégico, que exigia investimentos e incremento estrutural, pois a Traydus vivia um momento desafiador de crescimento. A ampliação da planta trouxe a oportunidade de implementar mudanças e agregar novas tecnologias. Se não bastasse ter de modernizar equipamentos, conciliar uma visão conservadora com avanços na gestão, lançar produtos, gerir equipes e departamentos que cresciam exponencialmente, desenvolver lideranças, era necessário fazer tudo isso sem contar com a expertise do fundador da empresa.

Com a mudança, além dos dois engenheiros, a irmã caçula, Vanessa Facuri, passou a integrar a sociedade e fazer parte do Conselho da Companhia. Como ela optou por seguir sua carreira na advocacia, com escritório próprio, sempre ficou na retaguarda, apoiando seus irmãos com foco nos temas jurídicos e decisões mais importantes da Traydus.

Os irmãos Facuri mantiveram o espírito de desenvolvimento de soluções ao mercado, pois já contavam com uma equipe de colaboradores altamente eficientes e qualificados. Uma importante evolução neste período foi a implementação da automação nas Unidades de Tratamento de Ar, logo em 2008.

Um ano depois, nasceu a Linha CONDAX, composta por Unidades Condensadoras. Assim, a Traydus era a única fabricante do mercado a fornecer Unidades de Tratamento de Ar- UTA,  de expansão direta, com 100% de tecnologia própria e conceito Plug & Play.

Foi um período intenso para os Irmãos Facuri, de muitas escolhas, tomadas de decisões, lançamentos e desenvolvimentos. Os resultados de cada um dos projetos mostravam que estavam no caminho certo.

A união dos irmãos, mesmo com visões por vezes diferentes, sempre permitiu que se complementassem, criando uma sinergia para ousar e empreender em ideias inovadoras, sem medo do futuro.

Em 2011, depois de alguns anos de investimento e obra, conseguiram concluir a mais relevante expansão fabril, dobrando o seu tamanho, ultrapassando os 3.000 m2 de área construída.

Com maior espaço em planta e um Departamento de Engenharia inquieto, pró-ativo, qualificado e treinado, a empresa foi a primeira a incorporar a revolucionária tecnologia de Ventiladores com motores eletrônicos tipo EC, em Unidades de Tratamento de Ar – UTAs. Esta solução possibilitou diversas inovações em termos construtivos para as Unidades Traydus, sempre focando em espaço e eficiência energética.

Entre 2009 e 2014, momento de desenvolvimento e expansão, a empresa saiu de 50 colaboradores para aproximadamente 120, neste intervalo de 5 anos.

O mercado, que estava em seu último fôlego de crescimento, já apresentava sinais de que o cenário político traria uma grande crise econômica. Porém, com foco voltado sempre ao trabalho de excelência e qualidade, a Traydus seguiu em crescimento e tornou-se referência no mercado brasileiro de climatização Hospitalar.

Quando parecia estar tudo pronto para o maior salto de crescimento da empresa, em 2015, o setor de ar condicionado naufragou junto com a crise econômica brasileira, caindo 50% em alguns segmentos do mercado de HVAC. Foi quando um dos fornecedores da Traydus a indicou para um Grupo Sueco, que estava interessado em ingressar no mercado brasileiro, tendo sua marca já consagrada em diversos Países do mundo, principalmente na Europa.

Por encontrar uma empresa altamente tecnológica e com grande reconhecimento no mercado, o Grupo Systemair adquiriu 75% da Traydus. Logicamente, tornar-se parte de um grupo multinacional exigiu um enorme esforço e comprometimento não só dos irmãos Ricardo e Ronaldo, bem como de todo time de colaboradores. Naquele momento, a empresa foi obrigada, num período de extrema crise econômica, a passar por inúmeras mudanças estruturais, de processo, ampliação da linha de produtos e ingresso em novos mercados.

Os irmãos Facuri mantiveram-se na direção e administração da subsidiária brasileira, desde o primeiro momento da nova sociedade. Com a crise, a empresa teve que diminuir seu quadro de colaboradores, sem abrir mão de suas peças-chaves. A gestão teve de atravessar o momento mais crítico da economia brasileira e ainda tendo de elevar o patamar da empresa e de seus produtos. Mesmo diante deste cenário desafiador, os sócios da Traydus nunca colocaram em risco a credibilidade da Companhia e sempre assumiram seus compromissos, entregando equipamentos do mais alto nível, mantendo a confiança dos clientes.

A Implantação de novos sistemas internos e investimentos em tecnologia foram constantes e passaram a fazer parte do dia a dia de todos os Departamentos. Os principais colaboradores mantiveram, o tempo todo, o DNA da empresa, com muita união e parceria, sendo que todos os gestores sempre lidaram com as pessoas como se fossem da mesma família. Toda essa condução e tratativa entre profissionais não poderia deixar de ser reconhecida pela empresa multinacional.

Certamente, esta fase foi a de maior mudança e evolução passado pela companhia, até então, num curto espaço de tempo. A união de experiências, conhecimentos e acesso a tecnologias amplamente desenvolvidas permitiu que a Traydus subisse mais um degrau em seu patamar evolutivo. Muito mais madura e preparada em experiência, processos e conhecimento, os sócios partiram à fase da retomada, seguida de contratações, aquisições e investimentos, entrando a um novo ciclo de crescimento.

A empresa continuou sob a gestão principal dos irmãos, não deixando de perder sua essência e conceito de fornecimento altamente qualificado e tecnologia embarcada em seus equipamentos. Tudo isso porque o Grupo Systemair sempre trabalhou com as mesmas premissas que a Traydus, com a diferença de ter mais destaque no setor, ter maior aporte financeiro, mais tempo de mercado e maior volume de profissionais.

Em 2019, finalmente, a nova empresa, Systemair Traydus, conseguiu superar as dificuldades internas e externas e estava pronta para um longo período de prosperidade, aumentando o apetite dos investidores, que planejaram mais uma expansão da fábrica para o ano seguinte.

Quando tudo parecia muito bem, em pleno crescimento e engajamento entre as companhias, o mundo parou por conta de um vírus indefinido e desconhecido: Coronavírus.

Inúmeros mercados sofreram infinitas mudanças, ajustes de preços, falta de matérias-primas, perda de mercado, profissionais em isolamento e uma série de mudanças corporativas que afetaram planos de muitas organizações em todo o mundo. Mesmo assim, a Systemair Traydus seguiu com os planos de ampliação e, rapidamente, chegou aos 4 mil m2 de área fabril.

Os diretores Ricardo e Ronaldo se mantiveram firmes em seus propósitos, gerindo cada problema e mudança decorrentes dos complexos cenários político, econômico e social em que o mundo atravessava. Pontualmente, a Traydus aproveitou a necessidade dos hospitais a adequarem-se em espaço físico, por conta das áreas de infectados pelo COVID, e desenvolveu soluções que contribuíram em eficiência e soluções aos seus clientes (Hospitais).  Era uma dupla missão: Contribuir com a sociedade, no âmbito da pandemia, e manter a empresa viva!

Foi inevitável que os reflexos da economia e da pandemia não chegassem à empresa. Logicamente a empresa foi afetada e tinha uma única meta diária: manter a operação em pé, pensar nas famílias que estavam por trás de todos os nossos colaboradores e seguir lutando, assim como inúmeras empresas o fizeram em todo o Mundo.

Ainda neste cenário, no final de 2020, e seguindo as mudanças necessárias, o mercado mantinha-se em plena recessão. A maioria dos empresários encontravam-se desesperançosos com relação ao futuro. E o Grupo Systemair não estava diferente. Uma de suas decisões foi sair do mercado sul-americano, sendo que o Brasil era onde estava seu maior investimento. Como não sabiam o tamanho da extensão da crise pandêmica, a medida de recuar foi a decisão tomada, sendo que um destino precisava ser dado à subsidiária brasileira.

Aos irmãos Facuri só restava focar em seus processos e projetos previamente definidos, na busca por superar o momento. Foi decidido entre eles, no início de 2021, que dividiriam esforços em dois pontos principais, sendo um deles a discussão de como a sociedade entre Traydus e Systemair seria desfeita e também definir uma estratégia comercial rápida de retomada de crescimento e lucratividade para a empresa. Já na metade daquele ano, os resultados começaram a aparecer. No entanto, a empresa sueca seguiu com seu plano de sair do Brasil, sendo que, em dezembro de 2021, passou suas quotas para a Família Facuri, devolvendo a gestão total da empresa, que novamente seria Traydus Climatização Industria e Comercio Ltda.

Os irmãos, Ricardo, Ronaldo e Vanessa, ainda sem comunicar nada aos colaboradores, tinham a missão de retomar a administração, redefinir planos e iniciar mais esta fase. Como seria dar continuidade a uma empresa que agora tinha atingido um patamar de médio porte? Como seria sobreviver no pós-pandemia, sem o suporte do grupo sueco? O período de dúvidas teve que ser curto e as incertezas transformaram-se rapidamente em motivação, trazendo a Família Facuri de volta ao comando.

Para essa nova Traydus, foi necessário agregar mais um membro da Família Facuri. A esposa do primogênito Ricardo, Juliana Destro Facuri, com mais de 28 anos de carreira e que há 20 anos já prestava serviços de assessoria de imprensa e publicidade à Traydus, através de sua empresa de comunicação. Ela aceitou o convite para assumir o cargo de Diretora na empresa, sendo responsável pelo Departamento de Marketing, com seu foco 100% na Traydus.

Comunicar a mudança aos colaboradores, mantê-los motivados e preservar a confiabilidade dos clientes eram os maiores desafios dos gestores naquele momento. A decisão foi continuar sendo sempre o mais transparente e verdadeiro possível ao mercado, evitando ruídos ou inverdades sobre a mudança. Mas, em pouco tempo, com o mercado recuperando-se gradativamente e a empresa mais estruturada, os objetivos de curto prazo da Traydus, foram sendo alcançados.

Um novo cenário passou a reinar. A direção da empresa queria ver o mundo corporativo voltando a ganhar força, possibilitanto continuar a história que seu pai iniciou. A família Facuri seguiu mais forte, empenhada a recuperar o tempo perdido na pandemia, superar a crise mundial instaurada e ainda reinventar-se pós Systemair.

Foram estabelecidos novos projetos e diretrizes à empresa em 2022, solidificando tantas mudanças e comprovando que a empresa estava no caminho certo. Todos os trimestres do corrente ano superaram as expectativas, tanto em vendas quanto resultados. A empresa seguiu com total foco em qualidade, desenvolvimento de produtos, novos mercados e desenvolvimento de profissionais. E sempre com o nosso maior ingrediente: o Amor e Respeito ao Setor de Ar Condicionado. O crescimento neste primeiro ano foi de 28%. Nesta sequência de bons resultado, veio o primeiro trimestre de 2023, que fechou novamente com números recordes e crescimento de 29%, em relação ao ano passado.

A Traydus atualmente se apresenta com a sua antiga razão social, com “roupa nova” e visual atualizado, sendo representada por lindos mascotes ÉduARda Traydus e Truta.  Sua identidade visual foi revitalizada com base na cor azul vinda do Grupo Systemair, mantendo o carinho e respeito à história, desafios vividos, parcerias estabelecidas e todos os esforços desempenhados por cada um de nossos colaboradores.

Foi mantido o espírito de inovação,  desenvolvimento de soluções e a valorização dos profissionais que atualmente formam um grande time de mais de 100 pessoas. O orgulho da direção da empresa é enorme em dizer que possui tantos profissionais com 5, 10, 15, 20 e até 25 anos de casa. E, nos discursos e pensamentos dos irmãos Facuri, sempre há uma palavra de ensinamento e incentivo às pessoas que buscam por crescimento. São gestores que não desistem de nada, e nem de ninguém. Formaram-se num ambiente de desafios e superação, criação e inovação, sendo inclusive precursores de ideias e desenvolvedores de inúmeros equipamentos.

Os planos continuam arrojados para as próximas décadas e a empresa cada vez mais preparada para mais um desafio, mais um salto, mais uma conquista e mais uma geração. Para Ricardo e Ronaldo Facuri, a frase que define a Traydus é o seu Slogan, criado por ambos, a fim de traduzir a essência do dia a dia da empresa: Climatização com a Precisão que Você Confia!

Climatizar os mais diversos tipos de ambientes, proporcionando precisão e qualidade do ar interno, com eficiência energética, superando as expectativas do cliente, sem abrir mão dos crescimentos pessoal e profissional de todos os que fazem parte da empresa.

Ser o melhor fabricante de unidades de tratamento de ar e ventilação da América Latina, proporcionando produtos, equipamentos e serviços de qualidade, para a melhor solução em climatização.

Confiança; Credibilidade; Presteza; Responsabilidade Técnica; Qualidade; Fidelidade aos processos; Busca constante por evolução e inovação.

O TIME DA TRAYDUS PROPAGA OS IDEIAIS E OBJETIVOS DA EMPRESA AO MERCADO!

Faça login para acessar o seu painel!